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O Reconhecimento Automático de Fala, também conhecido como ASR, sigla de Automatic Speech Recognition, é uma tecnologia que promete aumentar a eficiência dos serviços de autoatendimento do cliente, proporcionando uma experiência inovadora para os negócios em 2021.
De modo simplificado, o ASR funciona assim:
1º Você fala com o software através de um feed de áudio;
2º O dispositivo cria um arquivo de suas palavras;
3º O arquivo remove o ruído e normaliza o volume;
4º A forma de onda filtrada é então dividida em fonemas;
5º O software ASR faz uma análise para deduzir palavras e frases completas;
6º O ASR, agora tendo “entendido” suas palavras, pode responder a você de uma forma significativa.
A tecnologia do ASR é utilizada principalmente em sistemas de atendimento automático, como as URAs. O reconhecimento de fala tem como principal função agilizar a negociação, reduzindo o encaminhamento de chamadas para os atendentes humanos.
Quando falamos em impactos sobre relacionamentos, precisamos lembrar que a tecnologia de reconhecimento de voz (ASR) pode ser uma poderosa ferramenta aliada à inclusão digital.
Uma vez que ela alcançou um nível de precisão tão alto que pode ser utilizada para agilizar o processo de geração de transcrições e legendas para conteúdos de áudio e vídeo.
Já quando falamos dos benefícios do ASR para os negócios, precisamos ressaltar as vantagens que essa tecnologia pode agregar para o atendimento aos clientes, transformando a experiência do usuário em algo muito mais dinâmico, inteligente e ágil.
Um exemplo de aplicação onde é inviável o uso de menus tradicionais é a venda de passagens aéreas. Imagine que em determinado momento da ligação o usuário precisa escolher seu destino de viagem, seria impossível listar todos os possíveis destinos e pedir para que ele disque o número correspondente.
Assim, com o uso do ASR, o usuário pode simplesmente falar o destino desejado, e a inteligência por trás do reconhecimento de fala, entenderá esse comando, tornando o atendimento mais natural e eficiente.
Entre as outras vantagens agregadas a tecnologia do ASR estão:
- Potencialização do trabalho dos Agentes Digitais;
- Aumento da eficiência dos serviços de autoatendimento e Call Centers;
- Melhora da experiência do cliente;
- Sofisticação do uso da Inteligência Artificial;
- Redução de encaminhamento de chamadas para os atendentes;
- Relatórios de acompanhamento;
- Fácil configuração.
Quer saber mais sobre como o ASR vai impactar os negócios que envolvem fala, atendimento e experiência do consumidor? Acompanhe nossas redes e fique por dentro das principais inovações de 2021.
marcos@trestto.com.br
Empreendedor, Founder, DPO, VUI e CEO na empresa Trestto Tecnologia e Inovação, especializada em Agentes Digitais humanizados com inteligência artificial e cognitiva preparados para compreender e conversar com humanos. Graduado em Análise de Sistemas para a Internet, entusiasta da tecnologia. Seguindo no grande propósito de conectar pessoas e marcas, na revolução tecno-humana.