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Experiência do cliente e do usuário: qual é a diferença?
Vivendo em um mundo onde as experiências nos fazem dia após dia novas pessoas, compreendemos que são as experiências que nos desenvolvem como seres pensantes e, mais
do que isso, nos desenvolvem para a convivência em sociedade com outros seres humanos.
Por isso que, cada vez mais, se surgem profissionais no mercado especializados em pensar desenvolver experiências para que fiquemos satisfeitos.
Você sabia que existem pessoas especializadas em pensar na experiência de usuários e clientes em sites e empresas?

Experiência do usuário (CX) x experiência do cliente (UX)

A experiência do usuário, apesar de muito relacionada à usabilidade e design de um site ou app, algumas vezes, acabar sendo resumida nisso, é muito mais do que isso!
UX é muito mais do que isso e abrange mais do que pensamos, principalmente além do mundo digital.
O conceito de experiência do usuário envolve todos os conceitos de interação de uma empresa com o usuário. A experiência do cliente, como já falamos por aqui, se trata do processo realizado por profissionais para compreender com clareza e passo a passo como é o relacionamento de organizações com clientes.
Apesar de ser confundido com UX, a experiência do cliente é a principal raiz para quem pretende trabalhar no relacionamento de felicidade e satisfação do cliente.
Esse relacionamento pode ser definido como experiências e interações digitais em plataformas como sites, redes sociais, qualidade de atendimento e velocidade na resolução de problemas em qualquer que seja o canal, aplicativo, site ou até mesmo em entregas, no caso de aplicativos de pedidos, por exemplo.

Mas qual a diferença?

A principal diferença entre UX e CX é que, apesar de trabalharem em busca do mesmo objetivo, que é a satisfação do cliente, utilizam meios e ferramentas diferenças.
Por isso são conceitos que caminham lado a lado e muitas vezes acabam sendo confundidos.
Um detalhe importante de ser lembrado, é que os clientes e usuários, em sua maioria, não sabem a diferença entre UX e CX.

Portanto, independente de qual o termo utilizado e aplicado, lembre-se sempre: a felicidade do cliente é o foco.
Oferecer boas experiências, ajudando-os a evoluir como seres humanos e como consumidores.

Está gostando dos nossos conteúdos sobre experiência do cliente? Fique de olho por aqui que ainda falaremos sobre qual o papel do designer!

Por: Trestto Tecnologia e Inovação
Fotos/ Créditos: Envato
O material poderá ser reproduzido, desde que citado a fonte.

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