Blog
O que é tecnologia disruptiva?
Hoje em dia, não é fácil para pequenas empresas ou companhias competirem com as gigantes e consolidadas do mercado.
Mesmo que suas propostas sejam boas e que possuam recursos, nenhuma empresa consegue, do dia para a noite, um espaço, caso não possua algum diferencial ou inovação. Buscando este toque de inovação, cada vez mais as novas e pequenas empresas buscam a tecnologia disruptiva como seu ponto principal de diferencial dentre as demais.

Mas o que é tecnologia disruptiva?
O termo disruptivo significa algo que quebra um determinado processo já estabelecido, ou seja, o processo disruptivo nada mais é do que aquele que interrompe algo que seguia padrões, e propõe soluções diferentes e inovadoras. A tecnologia disruptiva chegou ao mercado para proporcionar o surgimento de novos produtos e serviços, afim de causar a ruptura dos padrões que já vêm sendo conduzidos por muito tempo. Detalhe: é importante saber a diferença da disrupção e da revolução.
A primeira vem para inovar e trazer melhorias para algo que já existe, criando novos processos e padrões, ao contrário da revolução que, em sua maior parte, vem para acabar definitivamente com algo que já existe.
Podemos citar 2 exemplos de empresas disruptivas no mercado: Snapchat e Spotify.
O Snapchat hoje não é mais uma das redes sociais mais utilizadas, pelo simples fato de outras empresas terem adquirido sua principal inovação, que é o desaparecer das mensagens, fotos e vídeos pouco tempo após serem publicadas.
O que hoje é conhecido como Stories, no Facebook e Instagram, teve seu início no Snapchat, em meados de 2011.
Já o Spotify mudou a maneira como ouvimos música, facilitando o acesso, a maneira de organizar playlists, escolher a ordem que deseja ouvir, além de oferecer versões pagas que oferecem a opção de realizar downloads das músicas e poder ouvir até mesmo sem internet.
Como falado anteriormente, a proposta é inovar e não aniquilar um serviço e oferecer outro.Nos dois exemplos citados, podemos observar serviços já existentes e que foram melhorados, pensando na experiência do usuário, oferecendo facilidades.
No caso do Snapchat, o desaparecimento das mensagens, e do Spotify, a facilidade em acessar músicas em qualquer lugar, desde que possua um dispositivo móvel. A tecnologia disruptiva possui a capacidade de mudar uma definição de serviço ou produto já existente ao oferecer custos menores, segurança e facilidade de acesso.

Por: Trestto Tecnologia e Inovação
Fotos/ Créditos: Divulgação
O material poderá ser reproduzido, desde que citado a fonte.

Try other
topics also.

It’s great to have you here, what’s
your name?

Hello , how are you today? Who would you like to talk to?

Great! What’s your e-mail?

Now I need your phone number, and the is looking forward to talking to you!

Thank you, it’s always a pleasure to talk to you. The more we talk, the more I learn, see you later!