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Alta tecnologia no combate a fraudes

Entenda como a inteligência artificial, machine learning e biometria de voz podem ajudar evitar fraudes


Você sabia que através do uso de inteligência artificial e machine learning é possível detectar e impedir casos de fraudes em ligações telefônicas?

Assim, cada vez mais empresas serão capazes de usar alta tecnologia a favor do seu negócio e proteção de dados dos seus clientes.

Prova disso, é o crescimento do número de empresas que apostam em uma característica única de cada ser humano para evitar fraudes. É isso mesmo, estamos falando da voz!

Uma das principais tendências contra fraudes é a biometria de voz, que permite gravar e analisar as características únicas da voz para fins de autenticação. Essa é uma das mais novas ferramentas tecnológicas na guerra contra operações fraudulentas.

O uso da inteligência artificial no combate a fraudes

Segundo pesquisa da ACFE, Associação dos Investigadores de Fraude Certificados, cerca de 25% das empresas planejam adotar inteligência artificial e machine learning para combater fraudes em até dois anos.

Se pensarmos que essa pesquisa foi realizada em 2019, podemos afirmar que estamos vivendo hoje o momento atual da busca das empresas por tecnologias antifraudes.

Entre os principais pontos presentes nesta pesquisa, podemos destacar:

- O aumento de 16% do uso da biometria de voz para ações contra fraudes nas empresas;
- Mais da metade das empresas (55%) planejam aumentar seus orçamentos de tecnologia antifraude ainda em 2021;
- Ainda em 2021, quase três quartos das empresas (72%) planejam usar monitoramento automatizado, relatórios de exceção e detecção de anomalias;
- Cerca de metade das empresas preveem o uso de análise preditiva e modelagem (52%) e visualização de dados (47%) até 2021.

Como a biometria de voz é usada contra fraudes?

Cada vez mais empresas têm encontrado na tecnologia de biometria de voz um recurso seguro e eficaz no combate a fraudes. Isso porque essa tecnologia usa algo ímpar e inerente de todo ser humano: sua voz.

Na biometria, a validação das informações tornam o processo de fraude mais difícil, uma vez que a tecnologia utiliza de “chaves de acesso” para confirmar a identidade do usuário.

Em outras palavras, a biometria de voz permite confirmar a identidade de um indivíduo através de sua fala. Com esse recurso, transformam-se padrões de fala, timbre da voz, vocalização, entre outras características específicas, em códigos e gráficos para que o indivíduo seja identificado.

Tornando quase impossível enganar uma empresa ou cliente através de uma ligação fraudulenta, por exemplo.

Vantagens da biometria de voz

Além de ser uma solução bastante sofisticada que agrega segurança, a biometria de voz também facilita o atendimento, tornando-o mais dinâmico e eficiente.

Também podemos citar como vantagens e benefícios da biometria de voz:

- Modernização da verificação tradicional de dados;
- Segurança para clientes e empresas;
- Impacto positivo na experiência dos usuários com o seu negócio;
- Atendimento de maior qualidade para vários grupos de usuários como deficientes visuais, pessoas com dificuldades motoras e idosos.

Quais empresas podem usar a biometria de voz?

Com a transformação digital, cada vez mais pessoas buscam por recursos tecnológicos que possibilitem aos usuários comprar, pagar ou até mesmo resolver problemas de forma online, a qualquer momento e em qualquer lugar.

Call centers, bancos e outras empresas que requerem o atendimento ao cliente via telefone, chat ou outros recursos de comunicação, estão aderindo cada vez mais ao uso de tecnologias capazes de combater fraudes, como a biometria de voz.

Apesar de muitas dessas companhias contarem com atendentes humanos habilidosos e treinados para identificar fraudes, às vezes isso pode não ser o bastante para proteger a empresa e seus clientes.

Assim, a biometria de voz transforma as tentativas desses “especialistas” em ataques inofensivos, uma vez que é impossível imitar a voz de outra pessoa.
Além de confirmar a real identidade dos usuários, a biometria de voz também reconhece fraudadores já conhecidos entre autoridades e empresas, emitindo um alerta quando algum criminoso comete fraude.

Com a biometria de voz, o atendente se sente muito mais seguro para realizar seu trabalho diário, dedicando sua atenção exclusiva para os clientes.
Assim, o auxílio da tecnologia de voz tornam os processos de atendimento ao cliente muito mais eficientes!

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Glaucia Cisotto

Empreendedora, Co-founder, CMO e Voice User Interface Designer na empresa Trestto Tecnologia e Inovação, especializada em Agentes Digitais humanizados com inteligência artificial e cognitiva preparados para compreender e conversar com humanos. Graduada em Gestão Empresarial Administração e Negócios, MBA em Marketing e Gestão de Clientes, Especialização em Transformational Design Thinking pela PUC, Estudando continuamente sobre Biomimética, Psicanalise e Neurociência. Seguindo no grande propósito de conectar pessoas e marcas, na revolução tecno-humana.

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