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Desvendando o ASR: conheça a tecnologia que vai impactar a fala em 2021

O Reconhecimento Automático de Fala, também conhecido como ASR, sigla de Automatic Speech Recognition, é uma tecnologia que promete aumentar a eficiência dos serviços de autoatendimento do cliente, proporcionando uma experiência inovadora para os negócios em 2021.


Especialmente para potencializar o trabalho dos Agentes Digitais e aumentar o impacto positivo dos indicadores das centrais de atendimento e Call Centers, o ASR permite que softwares com reconhecimento de voz analisem sons e realizem tarefas com base nas informações fornecidas por comando de fala.


Ao ser captado o áudio, o sistema traduz as vibrações emitidas pela fala, transformando-as em dados digitais. Em outras palavras, a máquina transforma em texto o que uma pessoa está falando, se assemelhando a uma conversa humana normal.


De modo simplificado, o ASR funciona assim:

1º Você fala com o software através de um feed de áudio;

2º O dispositivo cria um arquivo de suas palavras;

3º O arquivo remove o ruído e normaliza o volume;

4º A forma de onda filtrada é então dividida em fonemas;

5º O software ASR faz uma análise para deduzir palavras e frases completas;

6º O ASR, agora tendo “entendido” suas palavras, pode responder a você de uma forma significativa.


A tecnologia do ASR é utilizada principalmente em sistemas de atendimento automático, como as URAs. O reconhecimento de fala tem como principal função agilizar a negociação, reduzindo o encaminhamento de chamadas para os atendentes humanos.


Como o ASR impactará nossos relacionamentos e negócios em 2021?

Quando falamos em impactos sobre relacionamentos, precisamos lembrar que a tecnologia de reconhecimento de voz (ASR) pode ser uma poderosa ferramenta aliada à inclusão digital.


Uma vez que ela alcançou um nível de precisão tão alto que pode ser utilizada para agilizar o processo de geração de transcrições e legendas para conteúdos de áudio e vídeo.


Já quando falamos dos benefícios do ASR para os negócios, precisamos ressaltar as vantagens que essa tecnologia pode agregar para o atendimento aos clientes, transformando a experiência do usuário em algo muito mais dinâmico, inteligente e ágil.


Um exemplo de aplicação onde é inviável o uso de menus tradicionais é a venda de passagens aéreas. Imagine que em determinado momento da ligação o usuário precisa escolher seu destino de viagem, seria impossível listar todos os possíveis destinos e pedir para que ele disque o número correspondente.


Assim, com o uso do ASR, o usuário pode simplesmente falar o destino desejado, e a inteligência por trás do reconhecimento de fala, entenderá esse comando, tornando o atendimento mais natural e eficiente.


Entre as outras vantagens agregadas a tecnologia do ASR estão:

- Potencialização do trabalho dos Agentes Digitais;

- Aumento da eficiência dos serviços de autoatendimento e Call Centers;

- Melhora da experiência do cliente;

- Sofisticação do uso da Inteligência Artificial;

- Redução de encaminhamento de chamadas para os atendentes;

- Relatórios de acompanhamento;

- Fácil configuração.


Quer saber mais sobre como o ASR vai impactar os negócios que envolvem fala, atendimento e experiência do consumidor? Acompanhe nossas redes e fique por dentro das principais inovações de 2021.


Marcos Trestin - CEO

marcos@trestto.com.br

Empreendedor, Founder, DPO, VUI e CEO na empresa Trestto Tecnologia e Inovação, especializada em Agentes Digitais humanizados com inteligência artificial e cognitiva preparados para compreender e conversar com humanos. Graduado em Análise de Sistemas para a Internet, entusiasta da tecnologia. Seguindo no grande propósito de conectar pessoas e marcas, na revolução tecno-humana.

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