Blog
Mundo corporativo e as mulheres na liderança Criatividade, visão e coragem. Essas são as características presentes na personalidade de toda mulher, ainda mais das empreendedoras. Afinal, é preciso que tenham tudo isso para encarar os desafios do mercado de trabalho brasileiro.
Para entender esse cenário desafiador, existem alguns dados sobre o empreendedorismo feminino no país que podem ajudar. De acordo com o Global Intrepreneurship Monitor (GEM) 2016, no Brasil, as mulheres representam 51,5% de quem inicia novos negócios. Esses parecem bons números, no entanto, a situação muda um pouco quando se analisam empresas já consolidadas no mercado.
O número de mulheres entre os empreendedores consolidados representa 42,7%, enquanto os homens dominam com 57,3%. Essas diferenças incluem também o tamanho das empresas. As mulheres estão à frente, principalmente, de empresas de pequeno porte, segundo o Serasa Experian. Somente 0,2% das empreendedoras brasileiras são sócias em grandes empresas.
Depois de se deparar com esses dados, pode ser interessante conhecer a história de grandes mulheres empreendedoras. Por isso, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, apresentamos algumas histórias inspiradoras.

As grandes empreendedoras brasileiras

Luiza Helena Trajano: Magazine Luiza
Essa é a mulher responsável por transformar a loja dos tios em uma das maiores varejistas do país: Magazine Luiza.
Luiza nasceu e foi criada em Franca, no interior de São Paulo. Trabalha no varejo desde os 12 anos e sempre teve o espírito de vendedora. Inclusive, para ela, isso é motivo de orgulho e conta que durante cinco anos, todos tinham o cargo de Vendedor no crachá da Magazine Luiza.

Sônia Hess: Dudalina Esse empreendedorismo é tão feminino que passou de mãe para filha.
Tudo começou quando o pai, Seu Duda, comprou mais tecidos do que deveria para vender, causando um prejuízo. Foi então que a mãe, Dudalina, usou as sobras de tecido para costurar camisas, que começaram a ser vendidas nos negócios da família.
Entre os 12 irmãos, além de ser a única mulher, Sônia também foi a única a assumir os negócios da família.
Hoje, Dudalina é a maior exportadora de camisas do Brasil.
Zica Assis: Instituto Beleza Natural
Foram seus cabelos cacheados que trouxeram inspiração e transformaram a vida de Heloísa Helena Assis. Zica é fundadora do Instituto Beleza Natural, salão especializado em cabelos crespos e ondulados.
Além do atendimento especial, o empreendimento também focou na formulação de produtos próprios para esse público. Hoje, já são mais de 40 unidades do Beleza Natural em todo o país, tornando Heloísa uma das 10 empresárias mais poderosas do país.

Grandes mulheres pelo mundo

Falar sobre o poder feminino nunca é demais e por isso, também separamos mais duas histórias de grandes empreendedoras pelo mundo. Olha só:

Mae Jeminson
Dra. Mae Jeminson é conhecida por diversas conquistas e entre elas está a sua atuação de empreendedora como médica, astronauta e cientista. Sua principal conquista foi ter sido a primeira mulher negra a ir ao espaço em 1992. Um ano depois, Dra. Mae pediu demissão da NASA e fundou sua própria empresa, a Jeminson Group.
A empresa implementa soluções em tecnologia para o dia a dia das pessoas. Seus principais projetos são de energia solar em países em desenvolvimento e telecomunicações por satélite, para melhorar a saúde na África Ocidental.

Kylie Jenner

Aos 21 anos, Kylie Jenner é a empreendedora mais jovem e bilionária do mundo.

Esse resultado é dado principalmente ao lançamento da sua linha de cosméticos. Chamada de Kylie Cosmetics, lançada em 2015 já acumulou um patrimônio de mais de 900 milhões de dólares. Esse sucesso se deve principalmente a ações que a jovem chama de empreendedorismo digital.
Já deu para ver que o que não faltam são exemplos inspiradores de mulheres empreendedoras, não é mesmo? Isso mostra o quanto elas estão preparadas para dominar técnicas e liderar empresas.

Por aqui, nós amamos inovação e acreditamos na valorização de ambientes mais iguais, transparentes e justos. Uma das nossas principais líderes e CMO, Glaucia Cisotto, é uma mulher de novas ideias e cheia de criatividade, que nos traz flexibilidade e soluções únicas.

Isso nos lembra, todos os dias, que é graças a esse time diverso que nos tornamos especialistas em Agentes Digitais e ao mesmo tempo mais humanos!

Por: Trestto Tecnologia e Inovação
Fotos/ Créditos: Envato
O material poderá ser reproduzido, desde que citado a fonte.

Experimente también
otros asuntos

¿Qué bueno tenerle aquí, cuál es
su nombre?

¿Hola qué tal? ¿Con quién quiere hablar?

¡Legal! ¿Cuál es su e-mail?

¡Y ahora deje su teléfono qué el equipo de le contactará!

Muchas gracias, es siempre bueno atenderle. ¡Cuánto más conversamos más aprendo, hasta luego!