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O que é o Agente Virtual? A mudança de comportamento do consumidor nos últimos anos, com o acesso a mais informações e uma exigência de assistência quase ilimitada das empresas para a solução de dúvidas e problemas com os produtos e serviços oferecidos, levou à busca pelo aumento da velocidade e da qualidade do atendimento. Primeiramente, as companhias buscaram treinar melhor suas equipes, estipulando metas e métricas de resultado, como ocorre até hoje nos call centers.
Agora, a saída é mais eficiente e mais econômica. Os agentes virtuais foram desenvolvidos para automatizar os atendimentos por telefone e pelo chat na internet, usando a tecnologia robótica inteligente para interação com o consumidor. Ele é capaz de entender as necessidades do cliente e apresentar as soluções para resolvê-las.
Por meio dessa tecnologia, as empresas passam a ser capazes de atender virtualmente durante 24 horas por dia, fornecendo informações sobre serviços e produtos, sem necessidade de contratação de um operador para esse sistema. A ferramenta ajuda a melhorar o relacionamento com o cliente, em especial no ambiente online, gerando mais resultados e aumentando, por consequência, seus lucros.
Com a devida programação, o agente virtual garante à sua empresa um atendimento objetivo, sem erros e agradável. É o fim da era dos intermináveis menus de opções de atendimento, que tanto irritam os clientes ao telefone, por exemplo. Além disso, os resultados do uso do agente virtual podem ser facilmente mensurados para que a sua programação esteja constantemente atualizada.

Quais são as vantagens para a empresa?

Como é um software, o agente virtual livra a sua empresa de problemas com funcionários. Suas respostas ao cliente são claras, livres de mudanças de humor e gravadas por profissionais de áudio. Conheça outras vantagens dessa ferramenta para o seu negócio:


Menos trabalho para os atendentes

O agente virtual atende as questões mais simples e objetivas levantadas pelo cliente de forma rápida, eficiente e econômica. Por isso, será possível ter menos atendentes, que poderão trabalhar focados nas questões mais complexas.


Inteligência artificial

O agente virtual verdadeiramente escuta o que o cliente tem a dizer. É por meio do reconhecimento de fala que a inteligência artificial dessa ferramenta opera, tornando a conversa mais direta. A partir das frases que o consumidor utiliza para apresentar a razão do contato com a empresa, o agente virtual busca as respostas programadas.


Banco de dados

O avanço constante da tecnologia permite que o seu agente virtual seja cada vez mais inteligente. Isso porque ele armazena as informações sobre o cliente que entra em contato com a empresa e aumenta, dessa forma, seu repertório de atuação, acessando os dados sobre o consumidor e as informações de contatos anteriores.


Menos tempo de chamada

Com o agente virtual, o cliente leva menos tempo no telefone ou no site da empresa para conseguir o que procura. A máquina atende rapidamente as ligações, no momento em que elas são feitas, o que diminui os riscos de a pessoa do outro lado da linha começar a conversa irritada ou incomodada com a demora. Assim, a conversa tende a ser mais amena e os problemas podem ser resolvidos mais facilmente.

Quais marcas já usam essa tecnologia?

Mastercard

A empresa de cartões de crédito desenvolveu agentes virtuais para atendimento aos bancos e aos estabelecimentos comerciais. A ideia é que a ferramenta se comunique em uma linguagem natural, oferecendo atendimento personalizado nos chats do site, em trocas de mensagens e em outras interfaces.
Para os bancos, o agente virtual oferecido pela Mastercard permite a integração com os consumidores para ajudar nas decisões financeiras de forma mais facilitada. Já o agente virtual disponibilizado para estabelecimentos comerciais permite que o cliente faça compras e pague por elas em plataformas de mensagens, usando o Masterpass.
Isso evita que o cliente tenha que sair de casa para realizar transações financeiras, por exemplo. Os pedidos dos consumidores e a solução dos problemas podem ser feitos em plataformas simples de trocas de mensagens, aproximando as instituições financeiras das pessoas.


Sephora

A experiência digital desenvolvida para a Sephora, maior rede de produtos de beleza do mundo, tem a intenção de ser tão eficiente quanto os consultores da marca que trabalham em suas lojas físicas. O agente virtual oferece produtos e conselhos, além de marcar serviços de maquiagem para os clientes.
Isso tudo é feito a partir da identificação das perguntas feitas pelo consumidor. A tecnologia permite que o agente virtual da Sephora apresente novos produtos e recomendações de uso personalizadas aos clientes que procuram a empresa. Ele serve até para dar sugestões de presentes!

O que se espera com a utilização desse tipo de tecnologia é um aumento da quantidade e da qualidade dos atendimentos via agente virtual. O uso do assistente certamente ajuda a aumentar os leads comerciais, conseguindo um acréscimo na conversão deles em vendas.

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