Blog
Quais são os pilares essenciais da transformação digital?

Aqui vai um spoiler: pessoas trabalhando em conjunto com a tecnologia!


Você já deve ter ouvido falar (e muito) sobre a transformação digital. Mas, você sabe quais são os pilares essenciais para alcançá-la?

Como já falamos por aqui, a tecnologia alterou o cenário mundial, transformando o modo como as empresas, instituições e organizações administram seus negócios e processos.

A partir dessas mudanças, as empresas agora precisam identificar quais são os pilares mais importantes e como implementá-los no seu dia a dia.

Assim, as empresas que não se adaptarem aos novos meios tecnológicos correrão riscos de serem “esquecidas” na hora da compra e perder clientes.

Para te ajudar a não cair no esquecimento e se modernizar, trouxemos aqui os pilares e dicas importantes para sua empresa mergulhar de vez na era da transformação digital.

Continue com a gente!

Quais os pilares essenciais para a transformação digital?


- A busca pela inovação;
- Pessoas e equipes multidisciplinares;
- Desenvolver capacidades e manter talentos
Fonte: IBM Institute for Business Value.

Com a evolução tecnológica, surgem tanto novas soluções quanto problemas. Por isso, a inovação, pessoas e talentos, são os três pilares essenciais que devem acompanhar sua empresa na transformação digital.

A transformação digital e os times híbridos

Além desses pilares temos também uma nova tendência que ganhou força com a transformação digital que são os times híbridos. Mas você sabe o que é isso?

O cenário da transformação digital exigiu que os times internos se aproximassem de times externos especializados, formando assim um só time - o time híbrido.

Diferente da terceirização ou de contratar especialistas para formar times dentro da empresa, os times híbridos podem funcionar tanto remotamente, ou seja, na modalidade home office, quanto presencial.

Mas afinal, como fazer um time híbrido se manter engajado, capacitado e conectado?

Segundo a McKinsey & Company, 9 em cada 10 organizações devem operar em modelo de trabalho híbrido, impactando e desafiando os departamentos de recursos humanos, que precisarão repensar programas de educação corporativa.

Segundo a plataforma de marketing digital, DOT digital group serão 5 soluções e métodos mais utilizados para a capacitação de times híbridos. Confira abaixo:

- Gamificação - para engajar os participantes;

- Aprendizagem social - compartilhamento de informações e conhecimento que acontecem em discussões em blogs, mensagens, fóruns, wikis e chats;

- Aprendizagem experiencial e imersiva - aprendizagem por meio de todos os sentidos, permitindo que os participantes assimilem novas informações rapidamente e as retenha por mais tempo;

- Microlearning - aprendizado por meio de conteúdos na forma de “pílulas” de informação, que funciona como solução adequada aos profissionais familiarizados com ambientes digitais e que desejam conteúdos curtos;

- Webinars, Workshops e treinamentos ao vivo - potencializa a presença de colaboradores e tutores, por meio do ambiente digital, para que interajam.
Fonte: Futuro dos Negócios.

E aí, você está se preparando para um futuro híbrido, repleto de transformações digitais?

Glaucia Cisotto


Empreendedora, Co-founder, CMO e Voice User Interface Designer na empresa Trestto Tecnologia e Inovação, especializada em Agentes Digitais humanizados com inteligência artificial e cognitiva preparados para compreender e conversar com humanos. Graduada em Gestão Empresarial Administração e Negócios, MBA em Marketing e Gestão de Clientes, Especialização em Transformational Design Thinking pela PUC, NeuroBranding pelo IBN Brasil, estudando continuamente sobre Biomimética e Psicanálise. Seguindo no grande propósito de conectar pessoas e marcas, na revolução tecno-humana.

Experimente também
outros assuntos.

Que bom ter você aqui, qual
seu nome?

Oi , tudo bem? Com quem você quer falar?

Legal! Qual seu e-mail?

E agora deixe o seu telefone que a equipe já está ansiosa para falar com você!

Muito obrigada, é sempre bom conversar com você. Quanto mais converso mais aprendo, até logo!